O Centro TEA é inédito como equipamento público dedicado à articulação e ao fortalecimento do vínculo familiar, proporcionando atividades de socialização e de convivência dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. Segundo a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, todas as ações propostas nesse espaço têm o objetivo de combater e de romper com o capacitismo, que é o preconceito contra as pessoas com deficiência.
A edificação tem 90 m de fachada para a av. Santo Dumont, junto à Ponte das Bandeiras, em São Paulo.
É composto por subsolo e dois pavimentos unidos por cobertura metálica que unifica o conjunto.
No programa funcional, além dos ambientes dedicados aos cuidados e orientações às pessoas com o transtorno do espectro autista, como salas de atendimento, sala de música, brinquedoteca e sala sensorial, há ainda ambientes dedicados à formação dos seus familiares, bem como dos profissionais que atuam nessa área.
Um teatro para 250 lugares e a área esportiva (piscina e quadra poliesportiva) complementam o Centro TEA, ampliando e enriquecendo sua atuação como equipamento público.
A obra se diferencia fundamentalmente por explorar todos os parâmetros e normas relativos à acessibilidade e aos cuidados dedicados às pessoas portadoras de deficiência de maneira a torná-los atributos do projeto e não como barreiras ou elementos limitadores.
Isso significa projetar um espaço constituído por elementos construtivos (rampa, plateia do teatro, brinquedoteca, sala sensorial, jardim sensorial, etc) dotados do destaque e da valorização que merecem.
Do ponto de vista construtivo, a obra se destaca na medida em que associa processos industrializados, desde o subsolo até o pavimento superior. O projeto associa a pré-fabricação em concreto com o concreto moldado no local e com a construção metálica explorando esteticamente cada um dos sistemas construtivos e dedicando um cuidado especial aos detalhes de transição.
A solução foi fundamental para a realização da obra em 12 meses.
ICZ realiza mais uma edição do Prêmio Brasil Galvanizado
A sétima edição será realizada dia 11 de novembro de 2025, terça-feira, presencial, no CREA SP, Av. Angélica 2330 (Consolação), São Paulo, SP das 18h30 às 20h.